A certificação de seu gesto por um mundo melhor: conheça o I-REC

O mundo que queremos construir no futuro depende de atitudes que fazemos no presente. Conheça o I-REC, sistema global de rastreamento que permite separação de energia renovável e garante a construção de um mundo melhor!

Mérito Energia de Verdade

No mundo em que vivemos, a esperança de um amanhã melhor é o que nos move dia a dia para que assim, possamos alcançá-lo. Nesta perspectiva, a atitude de cada um de nós é fundamental para que cheguemos até este objetivo. Como resultado, o mercado de energia materializou este passo em direção do futuro em forma do I-REC.

O I-REC é o gesto que cada pessoa que consome energia elétrica pode fazer para mostrar que se preocupa com o mundo de hoje e aquele que deixaremos a quem vier depois de nós. Ele garante que cuidaremos não apenas do meio-ambiente, mas principalmente do legado para as próximas gerações. Ou seja, um lugarzinho que chamamos de Terra.

Afinal, não existe futuro sem termos um lugar para morarmos. Entretanto, para garantirmos que ele existirá, ações como o I-REC garantem que estamos fazendo hoje, aquilo que esperamos para o amanhã.

Sendo assim, conheça o I-REC e como ele atesta, além do consumo de energia renovável, o gesto de esperança para um mundo melhor!

O que é o I-REC?

Em síntese, o International REC Standard (I-REC) é um sistema global que possibilita o comércio de certificados de energia renovável. Através dele, assim, é possível que o consumidor separe a energia renovável – gerada por fontes hidrelétricas, eólicas, solar ou biomassa – das outras fontes de energia poluentes.

Por isso, com o I-REC, seja qual for o país do mundo, o usuário pode fazer um tipo de escolha consciente e baseada em evidências para a energia renovável. Logo assim, acaba garantindo um consumo de energia verde na casa do consumidor de forma segura e confiável, com rastreabilidade certificada por órgãos nacionais e internacionais.

Confira o vídeo abaixo para entender mais sobre o I-REC de forma dinâmica e interativa:

No Brasil, em resumo, o I-REC está em vigor desde 2013 com apenas 4 usinas certificadas. Até 2019, o número de instituições certificadas subiu para 106, colocando assim o país em 2º lugar na emissão de I-RECs no mundo, atrás apenas da China. Logo assim, prova deste crescimento é que em 2020, a previsão é que este aumento continue ocorrendo de forma progressiva e gradual.

Sendo assim, estes dados comprovam o quanto o I-REC está se tornando uma tendência cada vez mais popular. Mas o que faz dele importante para o consumidor, empresas e o mundo?

A importância do I-REC

Com problemas ambientais cada vez mais latentes como o efeito estufa, em síntese, é essencial termos medidas para tentarmos diminuir estes impactos. Neste aspecto, optar por energias renováveis é um ótimo começo. Afinal, por serem obtidas de maneira natural, elas não agridem a natureza. Logo, elas se tornam limpas.

Normalmente, em resumo, toda e qualquer energia produzida, seja ela renovável ou não, é inserida no Sistema Interligado Nacional (SIN), que por sua vez, é transmitida por uma rede de transmissão até o local do consumo através de um Grid. No entanto, não é possível rastrear qual é a fonte da energia consumida.

I-REC contribui para um mundo melhor
O I-REC é a garantia que a energia consumida e gerada é proveniente de fonte limpa (Crédito: shutterstock)

Sendo assim, a única forma de comprovar se a energia tem origem renovável é por intermédio dos Certificados de Energia Renovável (RECs) que, se forem na mesma quantidade da energia consumida, possibilita tal comprovação.

Dentro deste cenário, o I-REC se torna essencial. Dessa forma, neste sistema é possível registrar e emitir de RECs, que por sua vez, são a garantia de rastreamento da energia, verificando se ela tem proveniência de geração limpa ou não. Sendo assim, o consumidor pode comprovar se de fato, esta energia é renovável.

Em outras palavras, com o I-REC, é possível ter a certeza de que você, como consumidor, em sua casa ou na empresa, a cada minuto que se passa, está contribuindo hoje para a construção de um mundo melhor, garantindo assim que ele vai se tornar real amanhã.

Os benefícios do I-REC

A responsabilidade ambiental que cada ser humano e empresa devem ter perante o planeta Terra deve ser enorme. Dentro deste contexto, no entanto, a utilização de energias renováveis deixa de ser uma opção para assim, se tornar um ato responsável de cada um que deseja preservar o planeta através do cuidado do meio ambiente.

Benefícios incentivo energia renovável
O I-REC permite incentiva o desenvolvimento da energia renovável e sustentabilidade (Crédito: shutterstock)

Dessa forma, empresas que possuem certificação registrada no I-REC saem na frente. Afinal, elas comprovam não apenas sua mentalidade, mas demonstram que sua preocupação com o planeta é genuína e real. Isso acarreta, logo assim, a uma maneira de agregar valor a seu produto, serviço e marca.

Dessa forma, os principais benefícios são:

  • Meio mais prático e confiável de comprovar a origem da sua energia e de evidenciar os seus investimentos em sustentabilidade.
  • Reconhecimento do consumo de energia limpa e que apoia o desenvolvimento de mais energia renovável.
  • Viabilização no cumprimento de metas de sustentabilidade de muitas organizações.
  • Os certificados podem ser usados para o reporte das emissões de escopo 2 (emissões indiretas pelo consumo de energia) no Programa Brasileiro GHG Protocol.
  • Ser aceito em mercados que exigem o I-REC.
  • Melhora de indicadores para programas de reporte como o Carbon Disclosure Program (CDP), o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e o Down Jones Sustainability Index (DJSI).
  • Comprovação que você, em sua casa ou empresa, estão contribuindo para a construção de um mundo melhor.

Muitas empresas, grandes indústrias e bancos tem se juntado a ação de incentivar as fontes de energia renováveis com a contratação do I-REC. Elas se beneficiam das vantagens do certificado, mencionadas acima, e também estão ajudando a construir um futuro mais sustentável.

Algumas das grandes empresas e marcas que já contratam o I-REC no Brasil:

Itaú, Citibank, P&G, Lojas Renner, Johnson & Johnson, Ernest Young, Saint-Gobain, Riachuelo, Sanofi.

Como uma empresa ou residência contrata ou emite o I-REC?

Antes de mais nada, para uma empresa ou residência contratar o I-REC ela deve estar conectada a uma distribuidora ou transmissora local, fazendo parte assim do Sistema Interligado Nacional de energia elétrica. A contratação do I-REC, para que tenha efetividade, deve ser equivalente a energia elétrica consumida, realizando assim a rastreabilidade da energia renovável gerada e consumida. A contratação ocorre por intermédio de uma empresa Participante da Plataforma I-REC, que irá viabilizar a entrega dos certificados para o consumidor. Além de cuidar para que o certificado seja homologado e emitido pelos órgãos internacionais e nacionais.

A Mérito Energia, como Participante da plataforma internacional I-REC, é a primeira Comercializadora de Energia Elétrica a ser homologada e habilitada a vendas de I-REC no Brasil. Atuando na venda e consultoria aos consumidores para contratação do certificado de energia renovável.

Por outro lado, para uma Usina de energia elétrica ter a oportunidade de emitir seu Certificado de Energia Renovável (RECs), ela precisa passar por um ciclo de verificação antes de ter seu código I-REC.

Neste processo, sendo assim, são verificados 5 pontos sobre a produção da energia na usina. Neles, são analisados se:

  • A fonte de energia é renovável
  • A energia é legalmente instalada
  • A energia é interligada no Grid de sistema nacional de energia
  • Inexiste duplo beneficiário do REC (sem contagem dupla)
  • Há características adicionais de sustentabilidade

No entanto, uma empresa que atenda as quatro primeiras exigências já pode ser registrada no I-REC. Porém, se ela tiver todos os atributos válidos, a instituição pode emitir, vender e transferir os RECs para os compradores por intermédio do próprio I-REC.

Processo para emissão certificação
O processo para emissão o I-REC passa por um ciclo de verificações (Crédito: shutterstock)

Por outro lado, neste contexto, a Mérito Energia é habilitada para oferecer de forma única e efetiva a comercialização de certificado internacional de energia renovável. Sendo assim, atuamos sob demanda, efetuando também todo processo para que a empresa obtenha o código I-REC e assim, obtenha a certificação – para saber mais, clique aqui e fale com a gente!

O que esperar do amanhã?

O amanhã nada mais é do que o resultado do que aprendemos no passado e aplicamos no hoje. Ou seja, é só desta forma que é possível construirmos o futuro que esperamos para que assim, ele se materialize em algo concreto. Por isso, todo e qualquer tipo de gesto em prol deste objetivo deve ser valorizado.

O I-REC é um destes atos. Ou seja, ele não só colabora para a construção de um mundo melhor, mas a ajuda a traduzir que o amanhã seja alcançado na atitude de cada um de nós.

Futuro do mundo atitude coletiva e individual
O futuro do mundo depende da atitude coletiva que começa por um elemento: você! (Crédito: shutterstock)

 

Este é o conceito de um mundo melhor. Afinal, ele é formado pelo coletivo, que por sua vez, só pode ser construído com indivíduos que fazem sua parte, entendendo sua responsabilidade e seu lugar no mundo.

Enfim hoje, existe algo que comprova o que você faz para contribuir que o coletivo crie um mundo melhor: o I-REC!

 

Ultimas atualizações

TRAGA RESULTADOS REAIS PARA SUA EMPRESA COM ENERGIA DE VERDADE